A IMPORTÂNCIA DO CRÉDITO E DA CONFIANÇA

Durante a maior parte da história, a economia permaneceu mais ou menos do mesmo tamanho. Sim, a produção global aumentou, mas isso se deveu principalmente á expansão demográfica e ao povoamento de novas terras. A produção per capita continuou estática. Mas tudo isso mudou na era moderna. Em 1500, a produção goblal de bens e serviços era equivalente a cerca de 250 bilhões de dólares; hoje, gira em torno de 60 trilhões. o que é mais importante, em 1500 a produção per capita anual era, em média, 550 dólares, enquanto hoje todo homem, mulher e criança produz, em média, 8,8 mil dólares por ano. O que explica esse crescimento estupendo ?
A economia é um assunto notoriamente complicado. Para facilicar as coisas, imaginemos um exemplo simples.
Donald Ganância, um financista perspicaz, funda um banco no Rio Grande Do Norte.
A. A. Silva, um empreiteiro em ascensão no Rio Grande Do Norte, termina sua primeira obra, recebendo pagamento em dinheiro na casa de 1 milhão de dólares. Ele deposita essa soma no banco do Sr. Ganância. O banco agora tem 1 milhão de dólares em capital.
Enquanto isso, Maria dos Pães, uma chef experiente, mas sem recursos, acredita ter encontrado uma oportunidade de negócio: não há nenhuma padaria realmente boa em seu bairro. Mas ela não tem dinheiro suficiente para comprar toda a infraestrutura necessária, como fornos industriais, pias, facas e utensílios. Ela vai ao banco, apresenta seu plano de negócio ao Sr. Ganância e o convence de que é um investimento vantajoso. Ele lhe concede um emprestimo de 1 milhão de dólares, creditando essa soma na conta dela no banco.
Maria dos Pães agora contrata A.A. Silva, o empreiteiro, para construir e equipar a padaria. O preço dele é 1 milhão de dólares.
Quando ela o paga, com um cheque de sua conta, Silva o deposita na conta dele no banco do Sr. Ganância. Então, quanto dinheiro Silva tem em sua conta bancária ? Exato, 2 milhões de dólares.
Quanto dinheiro, em espécie, há de fato no cofre do banco ? Você acertou: 1 milhão de dólares.
Não termina aqui. Como empreiteiros costumam fazer, dois meses depois de iniciada a obra, Silva informa a Maria que, devido a problemas e despesas imprevistos, o custo para construir a padaria na verdade será 2 milhões de dólares. A Sra. Maria dos Pães nao fica satisfeita, mas não pode parar a obra na metade. Então, ela faz outra visita ao banco, convence o Sr. Ganância a lhe dar um empréstimo adicional, e ele deposita mais 1 milhão de dólares na conta dela. Ela transfere o dinheiro para a conta do empreiteiro.
Quanto dinheiro Silva tem em sua conta agora ? Ele tem 3 milhões de dólares.
Mas quanto dinheiro existe de verdade no banco ? Continua havendo apenas 1 milhão de dólares que esteve no banco esse tempo todo.
A legislação atual que regulamenta os bancos, permite que o banco repita esse exercício sete vezes mais. O empreiteiro acabaria por ter 10 milhões de dólares em sua conta, embora o banco continuasse tendo não mais de 1 milhão de dólares em seus cofres. Os bancos são autorizados a emprestar dez dólares para cada dólar que realmente têm, o que significa que 90% de todo dinheiro em nossas contas bancárias não é coberto por moedas e notas reais.
Parece um esquema Ponzi gigante ( esquema de piramide), não ? Mas, se isso é uma fraude, então toda a economia moderna é uma fraude. A verdade é que não se trata de uma fraude, e sim de um tributo ás capacidades incríveis da imaginação humana. O que permite que os bancos, e toda a economia, sobrevivam e floresçam é nossa confiança no futuro. Essa confiança é a única garantia para a maior parte do dinheiro do mundo. Toda iniciativa, é portanto, baseada na confiança em um futuro imaginário, a confiança de que a empreendedora e o banqueiro terão a padaria dos seus sonhos, e a confiança do empreiteiro na futura solvência do banco.

Fonte: Livro Sapiens pagina 414, autor Yuval Noah Harari

FONTE: Livro Sapiens, Autor Yuval Noah Harari, Paginas 409 – 412, Edição L&PM POCKET: julho de 2018.

Obtenha o Livro Sapiens, com desconto através do link:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s