DIFERENÇA ENTRE INVESTIDOR E ESPECULADOR.

Em seu livro Security Analysis escrito em 1934, o grande economista Benjamin Graham estabelece que é essencial saber a diferença entre investidor e especulador, ele formula os seguintes argumentos: “Uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado. As operações que não atendem a essas condições são especulativas.”

Embora tenhamos aderido corajosamente a essa definição durante os últimos 38 anos, vale notar as mudanças drasticas ocorridas no uso do tempo entre 1929 e 1932, todos os ativos foram amplamente considerados como sendo especulativas por si própria. Você deve saber que existe uma diferença gritante entre investidor e especulador, mesmo que investidor seja hoje em dia atribuído a qualquer um e a todos no mercado de ações.

Jamais confunda um investimento com a venda de um pequeno número de ações por um individuo inexperiente, que nem se quer possui o que está vendendo e tem uma convicção de natureza emocional de que será capaz de comprá-las de volta a um preço bem inferior.

O ideal é que você sempre tenha ideias razoavelmente claras sobre os riscos inerentes aos investimentos em ativos, riscos esses que são inseparáveis das oportunidades de lucro que elas oferecem, precisando ambos ser incluídos nos cálculos do investidor. O verdadeiro investidor precisa reconhecer a existência de um fator especulativo em sua carteira de ativos. Sua tarefa é manter esse comportamento dentro de limites estreitos e estar preparado financeiramente e psicologicamente para resultados adversos que possam ser de curta ou longa duração. A especulação em si não é algo ilegal, nem imoral nem ( pelo menos para maioria das pessoas) engorda o bolso. Existe especulação inteligente assim como há investimento inteligente.

Mas há muitas maneiras em que a especulação pode ser pouco inteligente. Destas, as mais importantes são:

1º Especular quando você pensa que está investindo

2º Especular seriamente, e não como passatempo, quando você não possui conhecimento para tal.

3º Arriscar mais dinheiro na especulação do que você tem condições de perder

4º Acreditar em vendedores de “cursos mágicos” que lhes promete um “manual” rápido e fácil de obter dinheiro na bolsa.

Tenha sempre em mente que toda pessoa que opera na margem, ou seja, que opera usando dinheiro emprestado pela corretora, está na realidade especulando e não investindo, a confusão causada pela mistura dos termos investidor e especulador tem causado sérios prejuízos a pessoas desavisadas que decidem trabalhar com o mercado de ações, essa diferença deve ser sempre lembrada principalmente se você é um iniciante na bolsa de valores.

Se você realmente tem interesse em se tornar um investidor, deve ter paciência, e primeiramente investir em seus estudos, eu sempre afirmo COMPRE CONHECIMENTO, NÃO COMPRE CURSOS, quando eu digo compre conhecimento, significa compre livros e e-books sobre os assuntos que deseja aprender e seja autodidata, aprenda a dar seus proprios passos, e não caia facilmente da balela dos vendedores de cursos mágicos ou de supostos analistas de mercado e muito menos faça operações se baseando na mídia.

Warren Buffet

Agindo dessa forma, Buffett escapou de um grande tombo com o estouro da bolha das empresas de internet no fim do ano 2000. Com suas analises feitas basicamente utilizando o fundamentalismo e a paciência para obtenção de um conhecimento profundo sobre seus ativos, sem dar muita atenção aos analistas das mídias tradicionais, o senhor Buffet conseguiu comprar o banco Wells Fargo pela metade de seu valor de mercado, enquanto todos estavam perdendo os cabelos e ficando malucos, Buffet se manteve equilibrado e lucrando.

Se você tem vontade de entrar para o maravilhoso mercado de ações mas não sabe por onde começar, eu vou recomentar que compre um manual bem simples e pratico, construído com base nas ideias do grande economista e mentor de Buffet, Benjamin Graham:

Esse livro vai te poupar de muitas pesquisas chatas e evitar muita dor de cabeça, nele estão contidos os conhecimentos basicos do fundamentalismo e muitas outras tecnicas para obtenção de bons resultados no mercado de ações.

Mas lembre-se aprender a investir, é algo para a vida inteira, você deve sempre estar atualizado, e esse livro será apenas o seu passo inicial, rumo a uma vida financeira mais saudável e feliz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s