INTRODUÇÃO AO DAY TRADING

Houve um tempo em que as únicas pessoas capazes de negociar ativamente no mercado de ações eram aquelas que trabalhavam para grandes instituições financeiras, corretoras e casas de comércio. Mas, com o aumento da internet e das casas de negociação on-line, os corretores tornaram mais fácil para o investidor individual médio entrar no jogo.

A troca do dia (Day Trade) pode se tornar uma carreira muito lucrativa, desde que você a faça corretamente. Mas também pode ser um pouco desafiador para iniciantes especialmente para aqueles que não estão totalmente preparados com uma estratégia bem planejada. Mesmo os traders mais experientes podem enfrentar tempos difíceis e sofrer perdas. Então, o que exatamente é o day trading e como funciona?

Os day traders são traders ativos que executam estratégias intradia (relativo a ou que ocorre durante um mesmo dia) para lucrar com as variações de preço de um determinado ativo. O day trade emprega uma ampla variedade de técnicas e estratégias para capitalizar as ineficiências percebidas do mercado.A troca do dia (day trader) é geralmente caracterizada por análise técnica e requer um alto grau de autodisciplina e objetividade.

O básico do Day Trading

O day trading é definido como a compra e venda de um título dentro de um único dia de negociação. Pode ocorrer em qualquer mercado, mas é mais comum nos mercados de câmbio (forex) e de ações. Os traders são tipicamente bem-educados e bem financiados. Eles usam grandes quantidades de alavancagem e estratégias de negociação de curto prazo para capitalizar pequenos movimentos de preços em ações ou moedas altamente líquidas. Os day traders estão sintonizados com eventos que causam mudanças no mercado de curto prazo. Negociar as notícias é uma técnica popular. Anúncios programados, como estatísticas econômicas, ganhos corporativos ou taxas de juros, estão sujeitos às expectativas do mercado e à psicologia do mercado. Os mercados reagem quando essas expectativas não são atendidas ou excedidas, geralmente com movimentos repentinos e significativos, que podem beneficiar os day traders.

Os Traders usam inúmeras estratégias intradia. Essas estratégias incluem:

Scalping, que tenta obter numerosos pequenos lucros com pequenas mudanças de preços ao longo do dia.

Negociação por alcance, que usa principalmente níveis de suporte e resistência para determinar suas decisões de compra e venda.

Negociação baseada em notícias, que normalmente aproveita as oportunidades de negociação devido à maior volatilidade em torno de eventos noticiosos.

Estratégias de negociação de alta frequência (HFT) que usam algoritmos sofisticados para explorar ineficiências de mercado de pequeno ou curto prazo.

Características de um Day Trader

Os Day traders – aqueles que negociam para ganhar a vida e não como um hobby – geralmente estão bem estabelecidos no campo. Eles também costumam ter um profundo conhecimento do mercado. Aqui estão alguns dos pré-requisitos necessários para ser um profissional bem-sucedido:

Conhecimento e experiência no mercado

Indivíduos que tentam negociar no dia a dia sem entender os fundamentos do mercado geralmente perdem dinheiro. A análise técnica e a leitura de gráficos são uma boa habilidade para um day trader, mas sem uma compreensão mais profunda do mercado em que você está e dos ativos que existem nesse mercado, os gráficos podem enganar. Faça sua devida diligência e entenda os meandros específicos dos produtos que você comercializa.

Capital suficiente

Os day traders usam apenas capital de risco que podem perder. Isso não apenas os protege da ruína financeira, mas também ajuda a eliminar a emoção de suas operações. Muitas vezes, é necessária uma grande quantidade de capital para capitalizar efetivamente os movimentos intradiários de preços. Ter acesso a uma conta de margem também é fundamental, pois oscilações voláteis podem gerar chamadas de margem em pouco tempo.

Estratégia

Um day trader precisa de uma vantagem sobre o resto do mercado. Existem várias estratégias diferentes que os negociadores de dia usam, incluindo swing trading, arbitragem e notícias de negociação. Essas estratégias são refinadas até que produzam lucros consistentes e efetivamente limitem as perdas.

Disciplina

Uma estratégia lucrativa é inútil sem disciplina. Muitos traders acabam perdendo muito dinheiro porque não conseguem fazer negócios que atendam aos seus próprios critérios. Como se costuma dizer, “Planeje o comércio e negocie o plano”. O sucesso é impossível sem disciplina. Para lucrar, os day traders dependem fortemente da volatilidade do mercado. Uma ação pode ser atraente para um negociante de um dia se ela se movimentar bastante durante o dia. Isso pode acontecer devido a várias coisas diferentes, incluindo um relatório de ganhos, opinião do investidor ou até mesmo notícias gerais sobre economia ou empresa. Os traders também gostam de ações que são fortemente líquidas, porque isso lhes dá a chance de mudar de posição sem alterar o preço das ações. Se o preço das ações subir, os traders podem assumir uma posição de compra. Se o preço cair, um operador pode decidir vender a descoberto para poder lucrar quando cair. Independentemente da técnica usada por um trader, eles geralmente desejam negociar uma ação que se move … muito.

Day Trader para viver

Existem duas divisões principais dos profissionais: quem trabalha sozinho e / ou quem trabalha para uma instituição maior. Na maioria dos casos, os traders profissionais preferem ficar trabalhando para uma grande instituição. Esses negociadores têm uma vantagem porque têm acesso a uma linha direta, uma mesa de operações, grandes quantidades de capital e alavancagem, software analítico caro e muito mais. Esses traders geralmente buscam lucros fáceis que podem ser obtidos com oportunidades de arbitragem e eventos de notícias, e esses recursos permitem capitalizar essas negociações menos arriscadas antes que traders individuais possam reagir. Os traders individuais geralmente administram o dinheiro de outras pessoas ou simplesmente negociam com seus próprios. Poucos deles têm acesso a uma mesa de negociação, mas costumam ter fortes laços com uma corretora (devido às grandes quantias que gastam em comissões) e acesso a outros recursos. No entanto, o escopo limitado desses recursos os impede de competir diretamente com os traders institucionais. Em vez disso, eles são forçados a correr mais riscos. Os traders individuais normalmente negociam usando análises técnicas e negociações de trocas – combinadas com alguma alavancagem – para gerar lucros adequados em pequenos movimentos de preços em ações de alta liquidez. A negociação exige acesso a alguns dos serviços e instrumentos financeiros mais complexos do mercado. Os day traders normalmente exigem:

Acesso a uma mesa de negociação

Isso geralmente é reservado para os traders que trabalham para instituições maiores ou para quem gerencia grandes quantias de dinheiro. A mesa de negociação oferece a esses operadores execuções instantâneas de pedidos, que são particularmente importantes quando ocorrem movimentos bruscos de preços. Por exemplo, quando uma aquisição é anunciada, os day traders que analisam a arbitragem de fusões podem fazer seus pedidos antes que o resto do mercado possa tirar proveito do diferencial de preço.

Várias fontes de notícias

As notícias oferecem a maioria das oportunidades a partir das quais os day traders capitalizam, por isso é imperativo ser o primeiro a saber quando algo significativo acontece. A sala de operações típica nos EUA contém acesso ao Dow Jones Newswire, cobertura constante da CNBC e de outras organizações de notícias e software que analisa constantemente fontes de notícias em busca de histórias importantes.

Software analítico

O software de negociação é uma necessidade cara para a maioria dos operadores. Aqueles que dependem de indicadores técnicos ou operações de trocas dependem mais de software do que de notícias. Este software pode ser caracterizado pelo seguinte:

Reconhecimento automático de padrões: isso significa que o programa de negociação identifica indicadores técnicos, como sinalizadores e canais, ou indicadores mais complexos, como os padrões Elliott Wave. Aplicações genéticas e neurais: são programas que usam redes neurais e algoritmos genéticos para aperfeiçoar os sistemas de negociação e fazer previsões mais precisas dos futuros movimentos de preços. Integração com corretor: Algumas dessas aplicações até interagem diretamente com a corretora, o que permite uma execução instantânea e até automática de negociações. Isso é útil para eliminar a emoção da negociação e melhorar os tempos de execução.

Backtesting: permite que os traders vejam como uma determinada estratégia teria se saído no passado, a fim de prever com mais precisão como ela se sairá no futuro. Lembre-se de que o desempenho passado nem sempre é indicativo de resultados futuros. Combinadas, essas ferramentas fornecem aos comerciantes uma vantagem sobre o resto do mercado. É fácil ver por que, sem eles, tantos traders inexperientes perdem dinheiro. Além disso, outros elementos que influenciam os ganhos de um trader no mercado em que negociam, quanto capital possuem e o tempo que estão dispostos a dedicar.

Você deve começar a fazer day trader?

Como mencionado acima, o dia de negociação como carreira pode ser muito difícil e um grande desafio. Primeiro, você precisa conhecer um pouco do mundo das negociações e ter uma boa idéia de sua tolerância a riscos, capital e objetivos.

O day trader também é uma carreira que exige muito tempo. Se você quiser aperfeiçoar suas estratégias – depois de praticar, é claro – e ganhar dinheiro, terá que dedicar muito tempo a isso. Isso não é algo que você pode fazer em tempo parcial ou sempre que sentir vontade. Você precisa ser totalmente dedicado. Se você decidir que a emoção da negociação é ideal para você, lembre-se de começar com capital pequeno. Concentre-se em algumas ações, em vez de entrar no mercado de cabeça para baixo e se desgastar. Fazer tudo isso apenas complicará sua estratégia de negociação e pode significar grandes perdas. Por fim, mantenha a calma e tente manter a emoção fora de seus negócios. Quanto mais você puder fazer isso, mais poderá seguir seu plano. Manter a cabeça nivelada permite manter o foco enquanto mantém o caminho que você escolheu para seguir. Se você seguir estas diretrizes simples, poderá seguir uma boa carreira no day trading.

A linha inferior

Embora a troca do dia tenha se tornado um fenômeno controverso, pode ser uma maneira viável de obter lucro. Os traders, tanto institucionais quanto individuais, desempenham um papel importante no mercado, mantendo-os eficientes e líquidos. Embora perigoso para inexperientes, ele deve ser deixado principalmente para aqueles com as habilidades e os recursos necessários para ter sucesso.

Fontes:

Artigo original em inglês: https://www.investopedia.com/articles/trading/05/011705.asp

Musica Libertaria Da Semana:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s