DICAS SOBRE COPYWRITING

O que é Copywriting ou simplesmente Copy ? Bom, essa é a forma de escrever mais cobiçado do mercado, quem domina essa técnica pode vender produtos online com uma facilidade incrível.

O ESSENCIAL

CONTEXTO

Todo Copy é criado dentro de um contexto comercial. Por exemplo , se um cliente me contrata para escrever um copy de um produto que ensina “dona de casa a empreender com doces caseiros”, eu preciso analisar todo o contexto , que inclui: O mercado, o publico, as necessidades, anseios e preferencias desse publico, o que o produto fornece como solução para os problemas do público, quanto o publico está disposto a pagar pela solução e etc.

SOLUÇÃO

Ainda nos aspectos de planejamento do copy, é preciso se dedicar a estudar a fundo o produto para ter clareza sobre a solução que ele promove. Basicamente, é conhecer cada elemento que o compõe, passando por fatos e terminando em benefícios.

GANCHO

A partir do contexto, cria-se um ou mais ganchos. Quem nunca foi arrebatado por um gancho ( insiniação de algo que está por vir) ? Enfim, seja num anúncio que surgiu no feed do facebook, uma manchete sensacionalista de um jornal ou resvista, uma chamada curiosa para um programa de tevê, um desfecho de cena num filme?

Os ganchos funcionam como verdadeiros “imãs”,e, se forem bem elaborados, o leitor iniciará a leitura do copy, e o parágrafo seguinte logo depois, e se tudo der certo, chegará a chamada para ação.

BÔNUS

1. Crie um “gap de curiosidade”

A Upworthy é indiscutivelmente uma das empresas de marketing de conteúdo mais bem-sucedidas do mercado, com grande sucesso nas redes sociais.

Uma das dicas que Upworthy oferece ao analisar seu próprio sucesso é garantir que cada título tenha uma “lacuna de curiosidade”. Ou seja, o título precisa ser tentador o suficiente para fazer o leitor clicar, mas não deve revelar toda a história.

2. Use números: nossos cérebros podem entender isso mais facilmente

O BuzzFeed é um exemplo perfeito de como as listas podem ser populares. Também não é surpreendente, dado como somos constantemente bombardeados com conteúdo e não temos tempo para ler tudo.A pesquisa do Takipi descobriu que, embora os números funcionem bem nas manchetes, os dígitos em particular são mais compartilháveis. Por exemplo, em vez de “Dez maneiras de …”, você deve usar “10 maneiras de …”

Na análise, listas numeradas mais altas (por exemplo, “100 maneiras de …”) foram mais compartilhadas, assim como as manchetes que começaram com um dígito.O respaldo científico: essas estatísticas são apoiadas pela pesquisa do professor da Stanford Business School Chip Heath e do consultor de educação corporativa Dan Heath, que descobriu que um dos seis princípios de todas as ideias que “aderem” é torná-las concretas – usando dígitos e fatos específicos, em vez de declarações amplas.

GOSTOU DO CONTEÚDO ? QUER SABER MAIS E SE TORNAR UM EXPERT NA ARTE DO COPYWRITING CLICK NESSE LINK E SAIBA MAIS: APRENDA A TRANSFORMAR PALAVRAS EM OURO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s