VALE A PENA INVESTIR NA PETROBRAS ?

Embora não possamos fazer nenhuma constatação preliminar se a política de preços da Petrobras vai mudar sob o governo do Sr. Silva y Luna, o que importa em nossa opinião é a mensagem que está sendo passada ao mercado: está se tornando cada vez mais difícil do ponto de vista político. Para a Petrobras, implementa uma política de preços em que os preços dos combustíveis variam de acordo com as variações do câmbio e do barril de petróleo (principalmente no caso do Diesel, dada a pressão da categoria de caminhoneiros). Por mais que o governo brasileiro tenha reiterado várias vezes a defesa da independência da Petrobras e de sua política de preços de combustíveis, acreditamos que o dilema atual persistirá se levarmos em consideração: (i) o ambiente atual positivo para os preços do petróleo que supera as expectativas .

Recuperação da demanda global de combustíveis com o andamento das campanhas de vacinação do COVID-19; e (ii) o ambiente atual de desvalorização do Royal Ante em relação ao dólar, que por sua vez é uma variável que depende também do cenário macroeconômico brasileiro bem complexo. Lembramos também que mesmo após o aumento do preço do diesel anunciado recentemente, os preços também implicam em um desconto de importação para níveis de paridade internacional (em nossas contas, de -6,8%). Além disso, destacamos que as medidas fiscais em discussão para mitigar os impactos da alta dos preços dos combustíveis, como a isenção temporária de PIS/Cofins para alterações do diesel ou propostas de incidência de ICMS, teriam apenas impactos limitados e específicos. Assim, mesmo após a eventual implementação destas medidas, os riscos para a implementação de uma política de preços alinhada com as referências internacionais continuariam a existir num cenário de subida dos preços reais do petróleo e depreciação.

Qual a melhor opção PETR3 ou PETR4?

Basicamente, se você deseja influenciar no futuro da Petrobras, as ações ordinárias (PETR3) tendem a ser as alternativas perfeitas. Caso o seu foco seja ganhar com dividendos, complementar a sua renda ou alcançar a independência financeira, os papéis preferenciais (PETR4) podem ser boas escolhas.

O que deverá acontecer com as ações da Petrobras daqui para frente?

Esperamos a deterioração dos resultados no futuro, não apenas devido a bilhões de margens de refino, mas também os riscos que a Petrobras deve fazer importações de combustível para evitar riscos de risco no mercado local. Além disso, embora os estoques continuem a apresentar uma alta geração de dinheiro no cenário atual, acreditamos que a maior percepção do risco de investidores após os recentes anúncios e o ambiente do ambiente atual fará ações para negociar com o desconto nos níveis históricos Mais e relacionamentos. Para tanques de óleo global. Em nossas estimativas, a Petrobras negocia uma média de 5. 15x EV/EBITDA em 2021-22, um desconto modesto de -6. 5% para os níveis históricos de 5. 5X e um desconto de -26. 4% para os níveis mais americanos (Chevron, ExxonMobil e Conocofoips), antes dos níveis históricos de -33 descontos. 0% a colocar em perspectiva, durante os períodos de macroeconomia e política no Brasil, como a crise política de maio de 2017 e o caminhão de caminhão em maio de 2018, as ações da Petrobras negociadas em um nível de 4,5x EV/EBITDDDA ou níveis de desconto em relação a Cisternas americanas entre -40% e -45%.

Estimativa de possíveis efeitos e riscos para Petrobras

Dadas as incertezas em torno da política futura de precificação de combustíveis da Petrobras, realizamos uma análise dos cenários para avaliar os possíveis impactos das medidas. Nossas instalações são:
Preços do diesel no patamar atual entre 2021 e 2022 (2,58 R $/litro) e da gasolina (2,49 R $)/litro;
Assumindo que a Petrobras sozinha preenche a lacuna entre a oferta e a demanda de diesel e é a única importadora no mercado, considerando que operadores independentes, como distribuidores e comerciantes de commodities, não perderiam dinheiro.
Assumindo que a taxa de utilização do parque da refinaria aumente para 97% em 2021-22, semelhante a 2011-15 quando a empresa não tinha uma política de preços dos combustíveis e preços abaixo dos níveis internacionais;
Supondo uma redução no multiplicador de patrimônio para 4,5 vezes EV/EBITDA vs. valores históricos de 5,5x, em linha com os valores entre a greve dos caminhoneiros em maio de 2018 e a conclusão das eleições presidenciais de 2018 (outubro de 2018).

Por fim recomendamos que leia bastante e de fontes variadas antes de pensar em investir, e se possível obtenha a opinião de um analista profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s